UNIVERSIDADES NO EXTERIOR: Inscrições abertas para ingresso em agosto/setembro de 2018

Selfie of young smiling teenagers having fun together

O processo de seleção para as universidades do exterior é muito diferente dos vestibulares brasileiros. Em cada sistema de ensino existem datas e formas de ingresso particulares, com pré-requisitos completamente diferentes aos que estamos acostumados. Estamos em janeiro de 2018 e a boa notícia para quem quer começar a graduação ou pós-graduação no outono (Fall), início do ano acadêmico no hemisfério norte, é que existem centenas de prestigiadas universidades aceitando candidaturas até dia 31 deste mês.

Além disso, para várias universidades americanas, ainda há possibilidade de ingresso via rolling admission, sistema ininterrupto de seleção de novos alunos e sem prazo para inscrição (application). Nesse processo, a candidatura pode ser realizada em qualquer momento. Por outro lado, a desvantagem é que os cursos têm vagas limitadas e, se o estudante deixar para enviar a documentação tardiamente, há chances do pedido de admissão ser recusado para o semestre almejado.

De fato, os prazos são um dos pontos mais críticos dos applications. As instituições que ocupam os primeiros lugares nos rankings nacionais e internacionais encerram as inscrições com mais de seis meses de antecedência. Para o ano letivo que começa em agosto/setembro de 2018, as instituições que compõem o grupo das University of California receberam inscrições para graduação até dia 30 de novembro de 2017. As badaladas universidades de Harvard e Columbia, assim com a maioria do grupo Ivy League, fecharam os sistemas para novos candidatos em 01 de janeiro de 2018.

Se você quer começar os estudos em agosto/setembro de 2018, mas ainda não fez os applications, ainda dá tempo de conseguir excelentes oportunidades no exterior. As inscrições estão abertas em prestigiadas universidades, como a Northeastern University (40º), American University (69º) e a Saint Louis University (94º), que estão entre as 100 melhores universidades dos Estados Unidos no ranking do U.S. News & World Report.

O primeiro passo para os applications para cursos de graduação é a organização dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS ESCOLARES: Solicite o Histórico e o Certificado de Conclusão de Ensino Médio originais à Secretaria da escola;

 

  • TRADUÇÃO JURAMENTADA: Envie o Histórico e o Certificado de Conclusão de Ensino Médio para tradução juramentada. Para ter validade, as traduções devem ser realizadas por um tradutor público e interprete comercial, cadastrado na Junta Comercial do Estado.

 

  • PASSAPORTE: Verifique se seu passaporte está válido. Se você não tiver o documento ou ele estiver com menos de um ano de validade, siga às instruções para requerimento no site da Polícia Federal.

 

  • CARTAS DE INTENÇÃO: Comece a esboçar a carta de intenção. Explique o porquê quer fazer determinado curso, quais motivos o levaram a escolher o país e a universidade para application, como aquela instituição poderá contribuir para a carreira, etc.

 

  • CARTAS DE RECOMENDAÇÃO: Converse com os professores que tem mais afinidade sobre as recomendações acadêmicas. As instituições podem pedir para o estudante fazer upload dos documentos em uma área restrita do site ou enviar e-mails aos docentes solicitando o preenchimento de um formulário de referências online.

 

  • EXAMES DE PROFICIÊNCIA: Verifique qual é o exame de proficiência em língua estrangeira exigida pela universidade e a nota mínima para admissão de alunos internacionais. Efetue a inscrição para a prova o quanto antes e comece os estudos preparatórios. Os mais comuns para a língua inglesa são o TOEFL e o IELTS.

 

  • EXAMES DE CONTEÚDO: Verifique ser a universidade exige algum exame de conteúdo (standardized test) e qual a nota mínima para admissão de novos alunos. Efetue a inscrição para a prova o quanto antes e comece os estudos preparatórios. Os mais comuns são SAT e ACT.

Por fim, para ajudá-lo a organizar a documentação, a fazer uma lista das universidades que oferecem o curso de interesse e a personalizar os applications de acordo com as exigências das instituições, recomenda-se buscar uma empresa séria e confiável, que seja associada à BELTA, ao ICEF e ao British Council. Algumas assessorias universitárias, como a Gold Tassel University Programs, possuem acordos diretos universidades, conseguem ampliar os prazos para entrega de documentos, simplificar o sistema de acesso e oferecer programas especiais para suporte aos estrangeiros. Não perca tempo. O momento é agora!

Gold Tassel nas mídias sociais

Facebook – https://www.facebook.com/goldtassel1/
Instagram – https://www.instagram.com/goldtassel/
Google + https://plus.google.com/b/111496753860782234751/111496753860782234751
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCJp3cI5snHhToYY8CW__QDA

#TheRightChoice #usa #canada #estadosunidos #inglaterra #londres #vancouver #toronto #itália #roma #frança #paris #alemanha #berlim #newyork #irlanda #dublin #universityprograms #universidadenoexterior #universidade #exterior #intercâmbio #carreirauniversitária #diplomainternacional #goldtassel #graduation #formatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s